Opinião | Maquilhagem dos Chineses Sim ou Não.


Heeyy!

Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Eu hoje vim falar-vos de uma questão que talvez cause alguma polémica devido às questões de saúde e segurança e por me foi colocada aqui no blogue por uma menina super simpática e assídua aqui na página, Tive todo o prazer em vir aqui escrever este post para responder à questão dela e tentar dar o meu parecer e quem sabe receber também as vossas opiniões. Como já não deve ser novidade para vocês, pela Internet fora, blogosfera e afins já encontram imensos tópicos acerca deste assunto e muitas opiniões relativas a este assunto. Hoje venho dar-vos a minha opinião,


Maquilhagem dos chineses: Sim ou Não ? Faz mal à saúde?  

Como é óbvio,  não sou eu que vou decidir por vocês se devem usar a marca X ou Y. Cada um(a) de vocês deve usar a marca que quiser e bem entender, dentro das vossas possibilidades e tipo de pele com as devidas orientações médicas (caso tenham algumas restrições devido a algum problema de saúde que tenham ou pele mais susceptível). O que a mim não faz mal, não garante que não faça mal a vocês. As pessoas reagem de maneiras diferentes aos mesmos produtos porque a nossa pele não é 100% igual.

Não é novidade para ninguém aqui pelo blogue, e pessoas que me conhecem, que eu já comprei com alguma frequência maquilhagem nestas lojas, desde vernizes, sombras de olhos, batoms, pós compactos, blushes, máscaras de pestanas, glosses, perfumes, etc.

Recentemente tenho adquirido mais é vernizes, porque gosto de ir comprando cores novas porque pinto as unhas com frequência ( e vernizes nunca são demais, não é verdade?) e porque não tenho precisado de comprar outro tipo de artigos. Ao mesmo tempo, têm surgido outras marcas também muito acessíveis e que confesso que inspiram mais confiança na qualidade e mesmo na pigmentação e então tenho tentado apostar um pouco mais nessas marcas. Esses produtos que vos falo são vendidos em parafarmácias, estou a falar-vos de marcas fantásticas e seguras como a  Essence, Catrice, GOSH, Basic etc.

Para mim, esta questão é simples, vou dar-vos um exemplo bastante prático de uma marca que  nem sequer é dos chineses. Vou falar-vos dos produtos da AVON (isto é só um exemplo), os produtos da AVON à minha mãe fazem-lhe mal, enquanto que eu utilizo desta marca, cremes, a maquilhagem e a mim não causa qualquer problema, muito pelo contrário, eu até gosto bastante. Já a minha mãe não tem essa sorte, aconteceu-lhe por duas vezes ela usar uns cremes para a pele seca (ela tem a pele muito seca principalmente no Inverno) e ela ficou com as pernas muito piores, ficou com as pernas literalmente a escamar! Já o creme de rosto que comprou para a rosácea e descamação não lhe fez nada.. Ela decidiu deixar de comprar porque cada produto que compra só faz pior ao problema ou não faz absolutamente nada. 

O que quero então dizer com isto é que eu não vou nunca pelo preconceito. Pelo facto de ser desta ou daquela loja/marca, eu compro maquilhagem em todo o lado (se a carteira assim me permitir)  e se assim o desejar, desde que não seja maquilhagem contrafeita, muita atenção! Até porque acho que nem perco nada em experimentar antes de comprar, testar primeiro. Tendo sempre em atenção  o estado dos produtos, se possível testo sempre na mão e vejo bem antes de comprar, mas isso é coisa que se deve fazer sempre em qualquer loja onde se vá comprar cosméticos, não por ser de uma loja dos chineses.


Para quem não sabe, 90% da maquilhagem que é vendida em lojas de chineses é produzida na China mas as marcas são espanholas! Exemplos: D'DONNA, Yesensy, WYNIE, Carlo di Roma, Easy Paris,  YSSY, Yvsty, Yes Love, etc.

São cosméticos de marcas espanholas mas a maioria se não a totalidade são fabricadas na China como podem ver na parte de trás de qualquer embalagem desses produtos:  MADE IN P.R.C (Popular Republic of China). O que leva a muitas questões no que toca a segurança e saúde.

Muitas dessas marcas até têm página na Internet e hão-de reparar que está em espanhol e tem catálogo dos produtos e tudo, é só procurarem.

A minha Opinião:

Quem me conhece sabe que não sou, nem nunca fui uma pessoa esquisita, demasiado selectiva e muito menos de nariz empinado em relação a uso de marcas e que depois vem para os blogues mostrar o arsenal de DIOR e Yves Saint Laurent. Não fui nem sou uma pessoa assim, até porque não sou rica e por isso não dou quase 40€ por uma base, nem 30€ por um batom simplesmente porque acho um absurdo os valores que são pedidos nas lojas deste tipo apesar de saber que a qualidade é bastante boa.

Refiro-me aquele tipo de pessoas que vai para os blogues, gozar com a blogger X e Y, por não terem dinheiro para comprar MAC nem Dior, por usar isto ou aquilo, e que só usam coisas de marca, e que custem acima dos 30€ de preferência. Desde que me lembro, sempre utilizei maquilhagem dos chineses quando era novinha e andava nas descobertas deste mundo feminino e até às escondidas da minha mãe a da minha irmã porque elas também são contra esses produtos.

É importante referir que eu nunca tive qualquer tipo de alergia ou reacção na minha pele com a utilização de produtos destas lojas. Há alguns produtos que eu realmente evito, confesso que nunca me senti tentada a comprar em lojas de chineses que são: cremes, produtos para cabelo, coisas para o corpo, etc.. Deve ser um bocado pelo preconceito até porque utilizo tanta coisa de chineses, que não sei o porquê de não experimentar cremes, mas enfim, de resto já utilizei muita coisa, de marcas diferentes e garanto que nunca tive nenhuma reacção estranha a nada!

Para concluir a minha resposta a esta questão: eu acho que cabe a cada um de nós, decidir aquilo que quer usar/experimentar de acordo com as suas possibilidades e crenças, e acho que não se devem deixar levar pelo que os outros dizem nem pelo preconceito porque por vezes acontece o oposto.

Enquanto eu não tiver nenhum motivo de queixa, não pretendo parar de usar só porque a pessoa X ou Y diz alguma coisa de mal! Eu nunca apanhei nenhum susto, e acho que há coisas  que até valem muito a pena e que ainda tenho aqui guardado em casa e que uso! Claro que também há outras que não valem nada e que por isso acabaram no lixo (como é óbvio, quem nunca?)..

Obviamente, para quem tem alergias, algum problema de pele, ou pele sensível, não se aconselha de todo o uso de produtos à toa seja de que loja forem! Porque pessoas com pele sensível têm que ter cuidados redobrados, com qualquer produto de qualquer marca!

Já agora, digam-me então: o que difere a maquilhagem que vendem nos chineses, da maquilhagem que compram na Internet? Aquelas paletas enormes de sombras, correctores, de marcas como a Coastal Scents, NYX, ELF e etc??

Pensem nisso. 

Espero que tenham gostado e que este post vos tenha esclarecido um pouco mais sobre este tema. Aguardo a vossa opinião!

C.C

Comentários

  1. Ohh obrigada linda, pensei que não a fizesses tão rápido :o Quanto ao que referes dos cremes, também nunca experimentei as bases que vendem lá, apesar de já ter visto uma review a falar bem.
    Só mais uma perguntinha, já conseguiste arranjar o dotting tool aí para os teus lados?

    ResponderEliminar
  2. De nada querida, também não esperava que conseguisse postar ainda hoje. Mas às tantas, este era um post que já tinha pensado à algum tempo em escrever mas que ainda não tinha pensado em começar a escrevê-lo, ás tantas quando comecei a escrever saiu-me com muita facilidade tudo o que queria.
    Eu também nunca usei cremes nem base líquida, só pós compactos : )
    Ah ainda não :x Eu bem ando à procura mas não está fácil! Eu vou fotografar com o telomovél e quando for aos chinocas outra vez, mostro-lhes o que ando à procura, porque algumas vezes eles não entendem o que ando à procura XD

    ResponderEliminar
  3. Eu consigo arranjar-te cá em lisboa, aquilo só vem é um, e depois na outra ponta tem o pincel, para pores purpurinas ou assim x) mas manda-me email que eu explico-te tudinho por lá (caso queiras claro ;p )

    P.s o mail vai noutro comentário para não aceitares xP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu vi um que não gastei era de madeira, tinha duas pontas, uma que era uma bolinha, e a outra com uma ponta fina, mas não compensava porque era só 1 e era quase 2 euros.

      Eu ando à procura disto aqui, já vi à venda mas já foi à algum tempo: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-SOqd6ZM0RR0/T3rDepnwF0I/AAAAAAAAAMQ/tRg7x_pIYEI/s1600/Nail-Art-Dotting-Tool-TP-AG01A-.jpg&imgrefurl=http://cutenailstudio.blogspot.com/2012/04/make-your-own-dotting-tools.html&h=786&w=1137&sz=116&tbnid=x7Vbb2ePb3aVIM:&tbnh=111&tbnw=160&zoom=1&usg=__iczYqzr1X56ZsgK4J7Msevf8o1I=&docid=IAA8lNZL_Nk3BM&hl=pt-PT&sa=X&ei=I79QUdGLMYrT7Abf5ICABg&ved=0CEUQ9QEwAg&dur=388

      Eliminar
  4. Eu sou um pouco como a tua mãe. Comprei uma vez vernizes nos chineses e achei aquilo horrível então deixei de comprar seja lá o que for de cosmética. Até porque tenho pele sensível. Apesar de ter colegas minhas que compram imensas coisas de lá e gostam muito.
    Habitualmente uso marcas para pele da farmácia (Uriage, Avene, etc...) e maquilhagem (kiko, the body shop, yves rocher). Mas tenho sempre em atenção ao que se diz por ai ou os compostos do produto. Sobre as Nyx ou outras marcas que se manda vir pela net. Tirando a Revlon, não pretendo mandar vir mais nada. Penso que acabam por ser como muitas marcas que andam por ai com preços mais acessíveis e sem pagar portes de envio.

    Beijinhos*

    http://garotaembonecada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, para quem tem pele sensível tem que ter cuidado com aquilo que compra, independentemente da marca, eu se tivesse a pele sensível já não teria o mesmo à vontade que tenho agora :x

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Eu tenho dois conjuntos parecidos linda, não me importo de te dispensar um (se quiseres claro) :)

    os que te estava a falar era este: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-SOqd6ZM0RR0/T3rDepnwF0I/AAAAAAAAAMQ/tRg7x_pIYEI/s1600/Nail-Art-Dotting-Tool-TP-AG01A-.jpg&imgrefurl=http://cutenailstudio.blogspot.com/2012/04/make-your-own-dotting-tools.html&h=786&w=1137&sz=116&tbnid=x7Vbb2ePb3aVIM:&tbnh=111&tbnw=160&zoom=1&usg=__iczYqzr1X56ZsgK4J7Msevf8o1I=&docid=IAA8lNZL_Nk3BM&hl=pt-PT&sa=X&ei=I79QUdGLMYrT7Abf5ICABg&ved=0CEUQ9QEwAg&dur=388

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que brutal *-*
      yah eu já vi isso à venda mas na altura não comprei, quando fui à loja para comprar, esquece lá isso xD Já não encontrei em mais lado nenhum!! :x

      Ohh mas não precisas? não te fazem falta? :x

      Eliminar
  6. tenho alguns idênticos é na boa .. mas qualquer coisa também te compro um ou dois dos que te mostrei, para fazer os 4 tola :) ( .. ) nem que façamos uma troquinha qualquer só pa não sentires que ficas em divida para comigo xD

    ResponderEliminar
  7. Achei este teu post super interessante! Pode ser que qualquer dia eu me inspire e faça também um post a refletir um pouco sobre esta questão, acho mesmo muito importante!

    Eu, sinceramente, também comecei a comprar maquilhagem nas lojas de chineses. Também nunca sofri nenhuma alergia, que me lembre. A única coisa que não compro é batons e bases (os batons pq eu tenho os lábios sensíveis, até mesmo o tão conhecido baton da Labello, da embalagem azul, me faz mal, e é de marca; e as bases porque, normalmente, não me dão cobertura nenhuma). De resto, sombras de olhos, blushes, pós compactos, máscaras de pestanas (algumas muito boas, por sinal!), não tenho qualquer problema. Experimento e, se gostar, compro.

    Posso até dizer, por experiência própria, duas marcas dos chineses que eu gosto muito: A Yes Love e a Leticia Well. Esta última, sei que é uma marca espanhola low cost, por isso, não é apenas vendida nas lojas de chineses.

    Acho que tens muita razão quando dizes que alguns produtos do e-bay e desse tipo de sites também podem ser equiparados com produtos destas lojas. Estamos então a falar de marcas brancas e não necessariamente de produtos dos chineses.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto! :)
      Muitas das marcas que eles vendem nem sequer vêm da China, vêm de Espanha e assim.

      Beijinhos *

      Eliminar
  8. olha acho que tenho uma opinião muito parecida contigo... eu no fundo vou para aquilo que é mais acessível para mim e que não me provoque nenhum tipo de irritação à pele... engraçado que já tive piores reacções com alguns produtos de marcas conceituadas do que algumas coisas do chinês... mas como dizes, depende de pessoa para pessoa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : ) És como eu! exacto, eu se tivesse uma pele sensível claro que aí tinha que pensar sempre 3 vezes antes de comprar, fosse em que loja fosse mas como não é o caso. :)

      Eliminar
  9. Gostei muito do teu post!
    Eu sinceramente nunca usei maquilhagem dos chineses, não porque é do chinês, mas porque eu raramente compro maquilhagem e quando o faço vou à H&M ou ao continente ver o que anda por lá e pronto. Eu gosto dos vernizes que os chineses têm - os cliché - acho os muito bons e baratos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tanya :3
      Fazes bem linda, mas pronto isto depende de cada um, se um dia tiveres curiosidade em experimentar, experimenta, acho que não perdes nada com isso. A não ser, que tenhas a pele sensível aí já te digo para teres mito cuidado!! :)
      Eu amo os vernizes da Cliché, e são de marca portuguesa, são super seguros!

      Eliminar
  10. A minha mãe não me deixa comprar maquilhagem nas lojas chinesas... como tenho uma pele muito sensível e problemática ela tem algum receio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu compreendo, a minha mãe também é assim.
      Mas no teu caso eu entendo perfeitamente, quem tem pele sensível tem que ter muito cuidado com o que usa, independentemente da loja e da marca, porque com muita facilidade pode-se arranjar um problema sério na pele.:x

      Eliminar
    2. Eu não tenho a pele sensível só que a minha mãe não me deixa utilizar maquilhagem do chinês porque pode causar problemas, basicamente ela tem medo porque dizem muitas coisas "más" que aconteceu na pele das outras pessoas á relação da maquiagem do chinês

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares