Há coisas que só visto...


Fala-se tanto da crise, em todos os lados que até já enjoa, é nas ruas, na televisão, nos rádios, nos jornais, nas revistas, é em todo o lado! E não podemos deixar de referir, nas redes sociais como o facebook e afins.

E depois, além de todo esse blá blá blá pelas redes sociais, referindo-se à crise e aos problemas que enfrentam, há por aí centenas de meninas e meninos no Mundo pela web, que vão para essas mesmas redes sociais, falar das suas vidas, mais propriamente dos seus supostos problemas financeiros, das suas dificuldades para pagarem o passe para se deslocarem para a Escola/Faculdade, e para pagar as propinas, vêm-se à rasca... ou pelo menos, é o que eles assim o fazem parecer.
Quem lê aquilo que eles escrevem, falando na minha pessoa que também tem facebook, e é fã e fiel seguidora de várias páginas de Moda e Beleza também no facebook, confesso até que me dá uma certa pena, até porque eu própria sei o que isso é, porque também já passei mais ao menos pelo mesmo e ainda hoje estou a passar.
Por isso, dou-vos o meu exemplo, tem sido bastante difícil para mim conseguir  arranjar um trabalho nem que seja apenas para part-time ou full-time. Acabar a minha licenciatura, ao inicio chegou quase a ser um sonho impossível e a vida não tem sido fácil para mim nem para os meus pais devido a problemas de saúde e afinsFelizmente as coisas, desde hà uns meses para cá, proporcionaram-se, e de momento estou mais confiante de que consigo terminar o meu curso sem problemas, se entretanto as coisas não piorarem de vez, é claro
Para que possa gerir a minha vida, os meus gastos diários, que todagente os tem, sejam esses gastos com maquilhagem ou não, mas com alimentação e afins, e não andar só a contar com a ajuda dos pais para tudo e mais alguma coisa, arranjar um trabalho tem sido para mim quase uma missão impossível (quase à 3 anos a procura, e até hoje nada).

Mas aí, é que depois vem a parte engraçada deste post..
É que a maioria das pessoas, eu não preciso de referir nomes, até porque todagente sabe, ou já ouviu falar de pessoas que fazem este tipo de cenas nas redes sociais e afins. Quem segue pessoas aqui no blogger, bloglovin, ou facebook de certeza que conhece, e como tal não tem qualquer interesse referir nomes até porque não é essa a ideia deste post.  
Se as seguem nessas redes, é por alguma razão, é porque se interessam com aquilo que elas lá colocam, aquilo que escrevem, daquilo que falam, tal como eu, e não tem mal nenhum nisso. Sigo imensa gente, uns mais ricos, outros mais pobres, mas são blogues que eu gosto de ler, e que até hoje ainda vou seguindo, e como tal todagente sabe que isto que aqui estou a dizer, se pode ou não aplicar a esta ou aquela pessoa é apenas uma generalização daquilo que eu vejo quase todas as semanas.

Posso não ser das pessoas mais ricas, nem do País, nem do Mundo, sou uma pessoa que sempre pertenceu a uma classe média alta / média baixa, de momento sou mais média baixa do que alta (óbvio) e no entanto, vivo bem comigo mesma, não necessito de fazer estas coisas para me sentir melhor nem muito menos partilhar este tipo de coisas nas redes sociais. É que a maioria parece que só o faz para chamar a atenção, ou para se fazer de grande, não vejo outra razão.  

Eu não estou aqui para criticar ninguém, nem muito menos apontar o dedo a esta ou aquela pessoa, daí eu nem sequer referir nomes, nem blogues nem nada que se pareça!! 
Apenas opiniões. 

O que pretendo aqui é:  mostrar o meu ponto de vista, sendo eu, uma das várias pessoas que sente que está do lado de fora, e observa os acontecimentos de perto, e lê imensos posts, de imensas pessoas diferentes, e que sinceramente muitas delas só acabam por me fazer é rir e muito, vendo algumas manifestações de hipocrisia. Posso também dizer, que este post serve também para algumas pessoas, mais ingénuas, novatas neste mundo dos blogues que as coisas nem sempre são o que parecem. 

Apesar disto tudo..
Acho engraçado o facto de que, estas pessoas, apesar da crise que se faz sentir, e apesar de fazerem questão de o mostrar nestas redes sociais, ainda compram mais e mais, e o mais engraçado até nem é isso, é o facto de comprarem só porque sim. Sinceramente, é uma coisa que me faz confusão, compram só porque querem fazer uma review aqui ou ali, ou compram simplesmente porque é uma novidade do mercado e como tal têm que a ter o quanto antes, nem sequer compram por necessidade, é simplesmente porque sim.
Podem até já ter 5 daquelas caixas em casa, mas como saiu mais uma, têm que a ter também (vá se lá entender).
Como é o caso, por exemplo, surgiu uma novidade estrondosa recentemente, aquela nova luva da Sigma que surgiu no mercado à dias, uma luva que serve para ajudar as meninas na lavagem dos pincéis de maquilhagem, uma simples luva de silicone, que custa cerca de 30 €!
Sim viram bem, 30 €!!! Amanhã ou depois, o mais certo é encontrarem coisas dessas aos montes em todas as lojas dos chineses e sem lá mais onde, por todo o País e arredores, por menos de metade do valor. 
É só para depois dizerem:  Eu tenho, é de marca e fui das primeiras a comprar!!

É Triste !  E viva o mundo da Internet !

São estas algumas das coisas que me fazem alguma espécie, sou sincera. Mas como é óbvio, quem pode dar-se ao luxo de fazer estas compras exurbitantes, tem uma vida estável e compra porque quer e gosta - Não há nada de errado nisso! Porque está no seu plano direito.

Agora eu não suporto é ver gente a fazer-se de desgraçada por tudo quanto é redes sociais, fazerem-se de coitadas porque o passe está muito caro, o Estado não ajuda nas propinas! Pelo amor de Deus!
 E depois a cada novidade que sai da marca X ou Y, têm imediatamente que a comprar, a todo o custo, só porque sim e depois vão para as redes sociais fazerem-se de grandes. Para essas coisas o dinheiro já não faz falta ! 

Por agora é isto meninas, espero que reflictam sobre isto, e que não se deixem influenciar ou sentir mal por aquilo que lêem  a maioria são pessoas que não tem mais nenhum interesse na vida a não ser o querer e comprar imediatamente, custe o que custar!

E claro estou aberta a receber os vossos comentários. 

C.C 

Comentários

  1. Ok, li duas vezes Claire de Lune o teu artigo sobre este assunto sensível.
    Não te quero criticar, até porque o que disseste faz muito sentido, mas vou só quero acrescentar umas coisa.
    Primeiro, atenção, existem muitos blogues que são patrocinados e estão ligados à linha Sigma. Não sei de quais blogues estás a falar, porque eu até agora só tinha visto essa "luva" de uma youtuber americana. Mas acredito que aquilo foi oferecido pela própria marca, porque eu nunca na minha vida gastaria 30 euros numa luva XD seja ela o milagre que seja. E como tu bem dizes daqui a uns meses já vamos ver a dita cuja nos chinocas. E quando essas coisas surgem em blogues/youtubers eu já sei que aquilo é bem provável ser a marca a publicitar.
    Segundo, sobre os assuntos de as pessoas gastarem isto e aquilo mas depois queixam-se de que não terem dinheiro para bens essenciais. É assim, já antes de haver blogues, de haver facebook ou de haver internet, havia muito boa gente que o fazia. Infelizmente vivemos num mundo de aparências e consumismo. Muitas pessoas deixam de comer comida para ter isto e aquilo de marca (por exemplo). E sim, é bastante ridículo ver essas pessoas a queixarem-se que não têm, quando exibem as suas coisas reluzentes no nosso nariz, por assim dizer.
    Mas tens que te abstrair disso, porque essas pessoas mesmo que tu digas ai ou ui elas vão sempre fazer igual.
    Por ultimo, a questão de gastar isto e aquilo para fazer reviews no blog. É assim, na minha opinião, uma bloguer tem dois caminhos sobre isso. E podes nem concordar comigo. Mas ou o blogue fala de outras marcas que não se conhece ou vai com a maré das outras, e gasta dinheiro para o poder fazer. Porque ainda não são patrocinadas. Um grande exemplo é a palete naked 2 da urban decay.
    Acaba por não ser uma coisa má porque quem pode pode. É opcional de cada pessoa.

    E pronto =P espero ter me expressado bem e não me tenhas levado a mal.
    Obrigada pela tua opinão porque tenho a certeza que vai ajudar a reflectir imensas pessoas, eu própria incluída ;)

    http://garotaembonecada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo o que disseste é verdade, eu concordo contigo, claro. Referi-me à Luva da Sigma apenas como um exemplo, tendo isso sido dos últimos artigos a ser novidade, ou seja, que saiu agora para o Mercado, em Portugal ainda não se fala muito nisso mas já vi por aí algumas coisas a falar nela. Referi-me ao geral, não só a luva da Sigma mas como a muitos outros produtos, como por exemplos as novas paletas da Sleek, por exemplo.

      De nada querida, eu concordei com tudo aquilo que tu disseste,porque é tudo verdade infelizmente, e a razão por ter escrito isto, foi meramente opinativa, ou seja, apenas de expressar opinião acerca de um assunto tão delicado como este. Tenho mesmo pena que as pessoas sejam assim :/

      Beijinho grande *

      Eliminar
  2. Concordo com muitas das coisas que aqui disseste. Contudo, tenho de concordar com a Rita D, quando ela se refere aos patrocínios que as bloggers têm. Muitas delas recebem "montes" de produtos em casa, kilos de roupa e de maquilhagem que, se for preciso, ainda nem sairam no mercado. É tudo uma tentativa de marketing e de publicidade das próprias marcas. Mas, se refletires sobre o assunto,rapidamente te apercebes que não vão ser essas toneladas de produtos que irão pagar o passe ou as propinas da faculdade ao final do mês, ou seja, os problemas financeiros mantêm-se. Mas eu entendo tudo o que queres dizer. Eu, quando descobri o mundo dos blogs, também me deixei cegar por estas questões, sentia-me revoltada. Mas não foi preciso muito para perceber que estava errada. Claro que também há o reverso da moeda, ou seja, existem pessoas muito consumistas que não comem apenas para poderem comprar ou então que estão enterradas em créditos só para se poderem mostrar como "gente com tudo do bom e do melhor".

    Se fores persistente consegues arranjar um trabalhinho, não podes é desistir! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei disso. Mas pronto eu não me estava a referir a bloggers com patrocínios, estava mesmo a referir-me a pessoas completamente comuns como eu e tu, que fazem parecer uma coisa e são outra totalmente diferente.
      Em relação ao trabalho, não eu não tenho desistido sempre que posso dou uma volta por montes de lojas a ver se estão a pedir algum colaborador. A verdade é que eles pedindo ou não, acabam por não chamar, e como não tenho experiência profissional, torna-se ainda mais impossível de conseguir arranjar alguma coisa.. :/

      Eliminar
    2. Vai aos sites de oferta de empregos! A Netempregos por exemplo, é o melhor... já "vasculhaste" por lá? Só este Verão fui a 3 entrevistas de trabalho através dos anúncios publicados nesse site. À terceira consegui ficar onde estou hoje! :)

      Eliminar
    3. Pois, mas eu tenho tentado ver perto da minha casa, porque como é óbvio não me compensa ir para longe tipo Lisboa e assim, só dinheiro em passe, vai pelo menos metade do que eu ganhar. Mas sim vou começar a ver mais na net do que indo a lojas, porque ja vi que não vale a pena.

      Eliminar
  3. Sobre o emprego Clair, posso te ajudar com isso. Tens imenso sites, net-empregos, o trovit e etc. E depois sei que a Ok teleseguros anda a contratar pessoas para call center ;) e eles querem sempre alunos universitários. Também há na tua universidade oportunidades de trabalho, tenta ver se lá existe alguma vaga ;) para além de depois vires a ter desconto nas propinas acabas por ter outras oportunidades. E não desistas mesmo ;) manda sempre mais de um CV para a empresa porque eles têm sempre o hábito de passado uma semana ou duas mandar os CV para o lixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. : ) Obrigada Rita <3
      Sim, agora para as férias tenho de ver, porque com a faculdade é dificil de conciliar porque estou bem longe de casa. Eu já tentei em várias lojas e restaurantes, almada fórum, rio sul, almada, enfim,. Pode ser que das próximas vezes tenha sorte **

      Beijinho **

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares