Blogosfera | A Fama de uns vs O Mérito pessoal dos anónimos.


Desde à uns anos para cá que este assunto tem dado muito que falar, principalmente após o Boom da blogosfera e de toda esta moda dos blogues. Recentemente saiu esta peça na SIC, e este tema está mais em voga do que se pensa porque continua cada vez mais a dar pano para mangas. A cada dia que passa nasce mais um blogue de alguém famoso, de alguém que participou numa novela, de alguém que participou num reality show, de alguém, que por e simplesmente é familiar de alguém famoso. É uma espécie de praga, diria eu... Praga essa que nos invade a toda a hora, os blogues nos dias de hoje nascem que nem cogumelos, em todo o lado, cujo conteúdo é por e simplesmente promovido por marcas, escrito por estranhos e todo o trabalho é desenvolvido por todagente menos pela suposta autora, a autora limita-se a acenar e a dar a cara. Até a senhora das limpezas colabora no desenvolvimento do blogue, pena não receber o mérito que merece...
Por toda a blogosfera e restantes redes sociais este assunto tem sido extremamente debatido, diria até que acende os ânimos e não é para menos. As opiniões são manifestadas por todos os que se importam e se preocupam com este tema, porque eles próprios são bloggers, todos eles se esforçam em dar o seu melhor, dedicam do seu tempo, dos seus conhecimentos para construir algo com conteúdo e sentem-se injustiçados e desvalorizados com tamanha mediocridade que se lê, como tal, também eu tenho algo a dizer sobre este assunto.

Para começar, eu sou blogger desde 2010. Quando entrei neste mundo nunca pensei sequer no que iria suceder no futuro, vivi o meu blogue um dia de cada vez, fui crescendo devagarinho e ainda hoje tenho muito a aprender e a desenvolver. Até hoje, nunca me passou sequer pela cabeça algum dia ganhar dinheiro com ele; não pensei na possibilidade de receber artigos gratuitamente em casa, não pensei sequer na possibilidade de algum dia ser reconhecida a nível nacional muito menos internacional. Eu não tinha a percepção real  até à uns tempos do que é ter um blogue e no que é possível obter com o sucesso do mesmo. A verdade é que temos já imensas pessoas, conhecidas da comunicação social a ganhar bastante dinheiro ao fim do mês com apenas uns toques no teclado, imensa ajuda por parte das suas equipas que colaboram com o seus blogues o que lhes permite sem grande esforço obter muito sucesso e de forma rápida. Como é óbvio eu não tenho nada contra isso. Não é sobre o ganhar dinheiro com o blogue que se trata este post. Trata-se sim, da grande injustiça que nós bloggers sentimos na pele, a desvalorização do nosso trabalho e dedicação. 


Quase a fazer 5 anos de blogosfera e o que tenho a dizer hoje, com a larga experiência que tenho obtido com o passar dos anos e com o que tenho visto e lido por tudo quanto é parte, tenho a dizer que lamento profundamente que as coisas neste país minúsculo (não de tamanho mas sim de mentalidade), mais uma vez, como em quase tudo sejam vistas e encaradas desta forma: 

 O que é Nacional não presta, o que é estrangeiro é que tem valor.

Blogues de anónimos? Da gente comum? Não prestam, os dos VIP'S é que têm interesse.

O que é que é bom e merece algum mérito? Os blogues dos famosos, dos "VIP'S".

"Os blogues nacionais não me interessavam muito... "


Sabem o que é ainda mais triste? É que os próprios "VIP'S" nem escrevem nos próprios blogues; eles têm toda uma equipa a trabalhar para eles, desde fotógrafos, produtores, maquillhadores, etc.. E agora eu pergunto, e então os blogues dos "anónimos"? Das pessoas comuns? Daquelas pessoas que não aparecem na televisão, nem nas revistas cor de rosa? Não merecem mérito? Fartam-se de trabalhar para manter o blogue actualizado, com qualidade de imagem, de texto que dão a cara pelo seu trabalho, esses não têm interesse? Não merecem reconhecimento?

Infelizmente, vivemos num país pequenino, de mentalidade retrógrada e que só promove o que não necessita de ser promovido. O nosso Portugal dos pequeninos como eu costumo dizer só dá valor e mérito a quem não precisa ou simplesmente não merece. 

Uma coisa eu digo-vos: blogues assim, de pessoas fantasma, em que o conteúdo e o tratamento do mesmo está totalmente a cargo de uma equipa de profissionais anónimos que suportam a suposta ou suposto autor, para mim, não tem qualquer valor. Peço imensa desculpa.. Mas para mim, um blogue com valor é um blogue autêntico, escrito e produzido com o trabalho e o suor do autor, de quem lhe dá a cara, de quem se esforça.

Orgulho-me de ser como sou, de ter o blogue que tenho e assim vou continuar. Como já falei em posts anteriores, eu decidi criar o blogue por prazer, por gostar de escrever e de partilhar e é assim que pretendo continuar até ao fim. 

Para terminar, não se esqueçam de ser felizes, sejam autênticas(os) e nunca se esqueçam de se orgulhar de vocês próprios, do vosso trabalho e dedicação. E agora, toca a ignorar esta situação e tocar a andar para a frente!

C.C


Comentários

  1. É o que eu digo, não entendo, o País assim não vai a lado nenhum... Nao conhecia o teu blog, já te segui querida, beijinho

    http://theeyesofamermaid.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É tão verdade.. é por estas e por outras que o nosso país não anda para a frente.. enfim :/

      Eliminar
  2. o seu texto falou tudo. Eu to na blogosfera a uns 8 anos, neste tempo abrir e fechei blogs pois quando começei foi apenas por curiosidade de criança, se eu ti falar que fiquei confusa com aquela de designe simples de blog que é so colocar imagem rsrsr Pois mais o tempo foi passando eu eu fui evoluindo.
    Eu vou ser sincera eu nao sigo blogs famosos, pois nao curto, esses blogs não respondem os comentários o que eu acho um absurto, As vezes por causa da escola eu fico um tempo sumida do meu blog, mas assim que volto vou na minha lista de blogs que sigo e e começo visitar um por um (e o que estou a fazer neste momento), e começo a responder e retribuir todos comentários.
    Eu não trocaria a minha esperiencia como blogueira por nada, sabe quando você escreve aquele post e depois você começa a ler os comentários e você fica a sorrir igual idiota para o pc, isso para mimé algo único que só blogueiros de verdade conhecem a sensação.
    Portugal tem muitos blogs otimos, mais mais isso vai de acordo com opiniões, eu por exemplos as vezes fico a procura de blogs pessoais portugueses pois em portugal a moda atualmente é blogs de moda, coisa que não curto muito.
    desculpa pelo mega comentário ^^
    Sou a seguidora numero 100 \õ

    Com carinho, Hina |Aishiteru em Contos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso tudo que disseste é tão verdade ! Adoro pessoas assim, que não ficam cegas com a "fama", e que depois deixam de ligar aos seus seguidores.
      Isso é tão verdade, cada blogue que surge aqui em portugal é só moda e beleza, é muito raro encontrar blogues sobre outros assuntos e foi mesmo por isso que decidi investir mais no meu para não ser igual aos outros, até porque eu própria me ia fartar..

      Muito obrigada linda !!!! Beijo grande ****

      Eliminar
  3. Não podia concordar mais contigo!! Eu comecei recentemente a desenvolver o meu blogue (foi para o ar ontem) e nunca tive sequer como intenção vir um dia a ganhar dinheiro com ele. Quando aquela atriz disse que tinha alguém que escrevia os posts por ela revoltou-me imenso!
    http://boxanddreams.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bocado triste infelizmente e não é apenas esta actriz, são muitos... enfim :/

      Boa sorte *** :)

      Eliminar
  4. Ah mulheri, este assunto já me deu a volta à tripa 2x. É que não entendo mesmo porquê! O comentário ficou-lhe muito mal, muito mal mesmo! :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epah nem me digas nada.. eu passo-me com a triste mentalidade desta gente... :/

      Eliminar
  5. Excelente post, concordo com tudo o que apresentas neste post!
    Deixo o meu blog para dares uma vista de olhos e deixares a tua opinião, http://asidiotasdoseculoxxi.blogspot.pt/
    Segui, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida ! :)

      Vou espreitar! ;D Beijinho *

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares