Receitas da Clau | Beringela recheada no forno


OiOiii !

Tudo bem aí desse lado?

Hoje trago-vos mais uma receita, daquelas bem simples e que faz um brilharete nos jantares lá em casa. Seja um jantar mais especial com família e amigos, seja para uma refeição a meio da semana, é uma receita saborosa e que no dia a seguir continua deliciosa!

Esta receita é feita com beringela mas também funciona com outro legume que tenham em casa como courgette, abobrinha, pimentos, tomate, etc.


Para 2 pax
Ingredientes:
- Uma colher de azeite,
- 2 beringelas médias ou 1 grande/média (depende da quantidade que comem),
- Carne picada,
- 1/2 cebola,
- 2 dentes de alho,
- Molho de tomate,
- Sal e pimenta q.b,
- Queijo ralado (mozarella, edam, ou gouda)
- Óregaos.

Preparação:

Comecem por lavar bem as beringelas, em seguida cortem-na ao meio para ficarem com duas metades. Retirem todo o seu interior com o auxílio de uma faca e de uma colher e disponham-nas num pirex para ir ao forno com um fio de azeite no fundo para não agarrarem.

À parte, coloquem um fio de azeite  numa frigideira anti-aderente a aquecer e em seguida,  cortem algumas rodelas de cebola e piquem os dois dentes de alho e deixem alourar. Quando a cebola começar a caramelizar, coloquem de imediato o interior que retiraram das beringelas cortados aos bocadinhos, e em seguida acrescentem a carne moída. Temperar tudo com sal e pimenta e quando esta estiver a ficar cozinhada, acrescenta-se o molho de tomate e vai-se mexendo. Quando a carne estiver pronta, desliga-se o lume e coloquem o forno a pré-aquecer a 170ºC durante uns 5 a 10 minutos.
Começa-se a rechear as metades das beringelas com a carne moída com o auxílio de uma colher. Por cima podem colocar um pouco de molho béchamel e o queijo ralado ou apenas o queijo ralado dependendo do vosso gosto. Antes de levar ao forno gosto de colocar uns orégaos secos por cima do queijo. Levar ao forno por cerca de 30/40 minutos até estas ficarem douradas por cima.

Servir a beringela recheada com uma salada colorida. Bom apetite ! :)

C.C


Comentários

Mensagens populares