Sobre mim | A minha reeducação alimentar


Oi, oi !

Tudo bem aí por esses lados?

Decidi trazer uma temática que não costuma ser nada recorrente aqui no blogue e que achei que poderia ajudar alguém aí desse lado.  Decidi por e simplesmente deixar de lado a questão das dietas; por isso mesmo nunca mais me viram abordar este tema aqui pelo blogue. O que sucedeu foi que eu acabei com a coisa das dietas porque adivinhem, acabava por desistir passado uma, duas semanas ou no máximo, dois meses como da última vez à não sei quantos anos atrás (sim a última vez que decidi começar uma dieta foi à mais de um ano e nunca mais quis saber de voltar a fazer uma. Entretanto saí do ginásio porque mudei de casa e achei na altura que saindo do ginásio podia continuar na mesma com exercícios em casa, o que é verdade, não fosse eu uma valente preguiçosa...

Sabem o que acontece aos recém-casados/ recém-juntos? Pois é, acho que não preciso de dizer mais nada.. Engordamos. O amor faz-nos engordar e muito, pelo menos é o que dizem.

Resultado de imagem para food gif

Basicamente, eu à pouco mais de um mês; tive um daqueles wake-up calls quando estava a (tentar) vestir um par de calças novas; umas jeggings cor de rosa que tinha comprado umas semanas antes e me apercebi que o meu tamanho de calças já me estava a ficar apertado...Passei as passas do Algarve para as conseguir vestir (acho nem preciso de vos contar como era andar com elas vestidas). Sentia-me  completamente ridícula ao ponto de já me sentir furibunda e na minha cabeça só me vinham eram palavrões daqueles bem feios; só me apetecia agredir-me a mim própria.

Minhas amigas; foi aí que a fera desceu em mim e eu só pensei: " - NÃO! Minha cara amiga tu não vais subir mais nenhum número de roupa!
- Ou mantens o mesmo número ou baixas."

O que é que aqui a Je decidiu fazer? Pois bem, eu decidi fazer uma reeducação alimentar. Nada de dietas por agora, porque a ideia é levar isto como um novo modo de vida e não uma dieta só agora para o Verão e depois volta tudo ao mesmo. Decidi mudar os meus hábitos alimentares, por forma a manter um estilo de vida mais saudável, sempre. Comecei logo por cortar em alguns alimentos definitivamente e outros a evitar ao máximo, ora vejam:
  • Alimentos que excluí da minha dieta:
- Sumos e Refrigerantes.
- Fritos,
- Bolos de pastelaria,
- Fast Food (MCDonald's, BurgerKings, e afins)
- Cereais de pequeno-almoço (deixei de comer há mais de 2 anos),
- Pão de forma/bolos embalados (refiro-me a folhados com recheio, bollycaos, etc)

Neste primeiro mês em que comecei a minha reeducação alimentar, queria perder 2 ou 3 quilos; por isso comecei em força. Eliminei totalmente todos estes pontos que mencionei acima. Neste momento,  já se passaram quase dois meses e muito excepcionalmente, sou capaz de beber um sumo ou refrigerante numa ocasião específica, como um jantar que tenha fora, numa saída com amigos, numa coisa mais social. O resto do tempo, quando estou em casa, fora de casa ou no trabalho, apenas ingiro água/chá, e claro, o meu querido e amado café.

Como mencionei também acima, eliminei totalmente da minha dieta os cereais de pequeno-almoço porque simplesmente não há um que se aproveite; as bolachas doces, os pães de forma e qualquer tipo de bolo que seja embalado cheio de açúcar e conservantes. Não faço intenção de voltar a consumir os mesmos.

Deixei por e simplesmente há mais de um mês de ir ao MCDonalds e afins; beber refrigerantes ou sumos e de ingerir alimentos processados como pão de forma, bolachas e bolos e olhem que não foi nada dificil.
  • Alimentos evitados ao máximo ingerir ao longo das semanas às refeições:
- Massas,
- Arroz,
- Batatas,
- Fiambre,
- Doces (Gomas, gelados e afins),

Eu não deixei de comer estes alimentos, atenção, simplesmente reduzi bastante. No caso das massas, arroz e batatas; antigamente comia quase todos os dias e de momento estou 2, 3 dias sem os comer e não sinto falta nenhuma. Deixei por e simplesmente de acompanhar a carne e o peixe com massas, arroz nem batatas. De momento como estes alimentos muito esporadicamente e em menor quantidade. Quando quero substituir estes alimentos; faço uma salada ou uns legumes. Passei a consumir massas e arroz integrais, ao invés das massas e arroz "normais".

Em relação ao fiambre, nunca mais comprei nem nunca mais comi (não quer dizer que não volte a comer esporadicamente). Os doces têm sido evitados obviamente; quem me conhece sabe que eu adoro guloseimas; mas às vezes lá calha! Não sou de ferro e nós também não podemos simplesmente  nunca mais comer alguma coisa porque isso só nos vai fazer sentir pior e há quem entre em depressão. Vejam as coisas desta forma: em vez de comerem um pacote inteiro de gomas ou de amêndoas de chocolate, por exemplo, experimentem comer só duas ou três quando não conseguem mesmo mesmo enganar a vontade (esporadicamente) e pronto, matam o desejo e assim evitam os excessos.  Lembrem-se, tudo com "conta, peso e medida".
  • O Pão:
O pão, aquele nosso amigo de todas as horas, delicioso de todas as formas, tostado, torrado, com doce ou com manteiga *risos*... De momento só como pão demanhã/lanche, a partir de meio da tarde fujo a sete pés dele. Tenho tentado comprar o pão mais escuro e com ou sem sementes que eu adoro. Como pão branco quando não tenho outro (óbvio).

Continuo a fazer pão torrado, óbvio, até porque é um óptimo pequeno-almoço porque me mata a fome e dá energia logo demanhã. Coloco pouca manteiga; por agora ainda utilizo a Planta, que é a manteiga que nós dois aqui em casa gostamos mas estou à procura de uma alternativa mais saudável. Coloco também queijo fresco light (que já estou enjoada para vos ser sincera) em substituição da manteiga. Por vezes para substituir o pão faço tapioca e coloco fruta dentro ou outra coisa.

Para fugir ao pão quando já comi naquele dia ou porque já não são as horas ideais para o ingerir, como muitas bolachas daquelas de milho/arroz sem sal ou a tapioca recheada com fruta. A meio da manhã por vezes ingiro uma pequena porção de frutos secos, óptimos e saciantes!

Bom, acho que agora é hora de vos dar a conhecer também os alimentos que adicionei à minha nova alimentação porque também são importantes:

- Iogurte natural ou com 0% açúcar e gordura,
- Tapioca (em substituto do pão/bolachas/tostas),
- Mais fruta nos intervalos das refeições (tenho comido imensos morangos, bananas e kiwis),
- Azeite e óleo de côco ao invés do óleo e da margarina,
- Bolachas de milho/arroz s/sal,
- Frutos secos (amêndoas, avelãs e nozes),
- Sementes (chia,  girassol)
- Flocos de aveia (nos crepes, nas panquecas, nos Iogurtes)
- Pão escuro/Pão de sementes,
- Bolachas de água e sal/integrais,
- Queijo fresco, requeijão, queijo da "vaca que ri" ou outros,
- .... etc.

Bem, penso que mencionei tudo; espero que este post vos tenha sido útil de alguma forma. Para mim é óptimo poder partilhar isto com vocês porque é uma forma de me manter no foco e assim trocarmos também ideias.

Vá, eu sei que estão mortinhas para saber resultados... Bom, posso dizer que acho que já perdi mais de um quilo. Digo "acho" porque me tenho-me pesado em balanças diferentes, aqui em casa, no centro de saúde e no Hospital. Quando confirmar o dito cujo, informo aqui e festejamos :D

E vocês, também tentam ter uma alimentação mais saudável? Querem dar-me alguma dica?

See yah later, alligator*

C.C

Comentários

  1. Adorei o post, quero perder 2kg e não esta fácil, não que o peso me incomode mas queria voltar aos meus 55kg vou seguir algumas dicas tuas ;) obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary! Fico muito contente que as minhas dicas possam ter ajudado alguém. Afinal, estamos todas a tentar alcançar o mesmo objectivo :) Beijinho*

      Eliminar
  2. Eu acho que estás no bom caminho, eu também tomei uma decisão como a tua ser mais saudável.
    Vou dar-te mais dicas/coisas que eu faço e resultam comigo (se calhar já fazes mas fica aqui na mesma): comer fruta com 5 ou 6 frutos secos (faz com que a glicémia não tenha um pico devido ao açúcar da fruta), beber 1,5 /2L de líquidos (água/chá), comer galetas de arroz sem sal com manteiga de amendoim/amêndoa/caju (eu adoro as da Prozis), adorooo este snack e fico cheia com 2 galetas. Comer 1 ovo cozido aos lanches (da manhã ou da tarde). Ao pequeno-almoço se quiseres variar o pão, faz umas papas de aveia (não é a melhor coisa do mundo mas... é uma alternativa) ou come um iogurte natural grego sem açucar e gordura com fruta e granola caseira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os frutos secos cheguei a comer a meio da manhã uma pequena porção e acho maravilhoso, sabe bem e mata a fome que é uma coisa parva! As galetas estava a comer sem nada ou então com queijo fresco, de momento confesso que enjoei do queijo fresco e tenho andado agora só a comer como snack sem nada por cima.

      Vou seguir a ideia do ovo cozido e a ver se experimento também as papas de aveia :D
      Obrigada pelas dicas*

      Eliminar
  3. As balanças podem ser tão amigas como inimigas, principalmente se fizeres desporto (que aconselho vivamente, nem que seja deixar o elevador e ir de escadas).
    Há muita gente que faz dieta, eu prefiro dizer que optei por ter uma dieta saudável porque é ou deve ser para a vida. Claro que com excepções e comendo coisas que também nos dão gozo e claro que ter cuidado com os alimentos saudáveis porque, por exemplo, os frutos secos têm imensa gordura sendo super calóricos, sim saciam bastante mas tem de se ter cuidado com as quantidades...

    ResponderEliminar
  4. Eu desde que vivo junta engordei uns 10 quilos... não foi tudo culpa minha, descontrolo hormonal à mistura... mas como pior!

    ResponderEliminar
  5. Eu fiz precisamente a mesma coisa :) foi um mudar na alimentação em vez de dieta. Uma coisa que achei super importante (talvez pelo background que tenho) é ler os rotulos do que estás a comprar. Ficas pasmada com o teor calórico de certas coisas... Agora é devagarinho ir ao sítio :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    P.S. - deixei de seguir pessoal do fitness (principalmente mulheres) sigo apenas os Buff Dudes (que têm videos de exercicios com pesos brutais mesmo para fazer em casa) e o James Smith (que este já é considerado o Gordon Ramsey do fitness lol é um escaco este rapaz ahahaha basicamente ele diz: pessoal gordo, quer emagrecer? Défice calórico, em vez do elevador usa as escadas, vais ver que perdes peso e não vai ser os shakes ou smoothies q te vai fazer isso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a app myfitnesspal, fiquei chocada com as calorias dos frutos secos... Adoro e comia a pensar que era uma boa alternativa a outras coisas e depois andava a consumir demasiado...

      Eliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares