Pegada ecológica | O que podes fazer para reduzir o desperdício - A minha experiência

 
Hey, hey!

Tudo bem aí desse lado??

Pois bem, já andava para trazer este assunto aqui ao blogue há já algum tempo; mas confesso que sentia que ainda não tinha feito/aprendido o suficiente, para poder falar acerca deste assunto. 
 Ainda hoje me considero uma iniciante, mas acredito que com o tempo lá chegarei. Penso que não devemos ser extremistas com nada, mas se há coisa que quero passar às pessoas que me são próximas, aos meus filhos um dia, é este modo de vida sustentável, ecológico, preocupado com as gerações futuras e com o nosso planeta. Para quem ainda não começou na luta contra o desperdício com vista a uma vida mais sustentável, e queira começar a fazê-lo, espero que este post sirva pelo menos de inspiração, ou que acenda pelo menos uma luz na vossa mente e vos faça questionar as escolhas que andamos a fazer todos os dias.

Outro factor que me fez esperar até publicar este post foi o facto de ter imensos produtos aqui por casa e que eu queria terminar com eles na totalidade; antes de iniciar esta mudança aqui em casa. O motivo de ter tantos produtos aqui por casa é simples. Durante anos recebi imensos coffrets da marca X ou Y nos Natais e nos aniversários e sempre fui a pessoa que guardava religiosamente/poupava - não me perguntem porquê.
 Isto obviamente gerou prateleiras com dezenas de produtos, como: shampos, gel de banho, leites corporais, cremes, etc. Ao longo dos últimos meses tenho vindo a utilizá-los religiosamente até porque alguns já têm mesmo muito tempo, e por isso, houve imensa coisa que deixei de comprar durante bastante tempo e decidi que esta seria a altura ideal para cortar com este modo de vida.

O motivo para durante uns tempos ter comprado tantos shampos tem a ver única e exclusivamente com o meu problema de caspa/dermatite seborreica, e ter de andar a intercalar entre um produto e outro (aconselhado muitas vezes para ajudar a "tratar o problema"), porque não causava habituação e por isso ajudava a atenuar o problema. Escusado será dizer que não funcionou e continuo com o mesmo problema.

Porque decidi realmente expor aqui a minha experiência?

Para terminar esta introdução, o meu grande motivo que me fez trazer este post aqui ao blogue, foi o meu choque/admiração; a minha perplexidade por não ver nem ouvir ninguém influente a abordar este assunto. Dada a fama/visibilidade de tantos influenciadores digitais que chegam a tanta gente. A facilidade que temos nos dias de hoje com as redes sociais, que fazem a todo o instante chegar a tanta gente, tanta informação... Com tantos seguidores a acompanhar os seus passos, eu pergunto - Porquê? Porque não?

Se não formos nós próprios, cada um de nós, à procura de conhecimento e a passar a palavra às pessoas que nos são próximas; à procura de alternativas - eu não vejo publicidade, marketing, consciencialização por parte de influencers/marcas/grandes lojas nenhumas, a ter esta preocupação.
A não ser claro, as próprias marcas (pequenas) a produzir e a manter o seu foco para um mundo mais saudável, acolhendo os novos iluminados que lhes chegam às suas páginas e decidem por eles próprios tomar uma atitude radical/"louca" face ao consumo desenfreado que nos é imposto para onde quer que olhemos. Sim, porque isto visto por muitos, é loucura, é um exagero desnecessário e que o que vale mais, é manter tudo como está. - Não lutar contra a maré porque não convém.

Desculpem-me o desabafo, mas foi exactamente por isto que criei este canto na Internet - para falar aquilo que me vai na alma e tentar também eu chegar a mais pessoas que possam ou não ter a mesma opinião.

 Bom, vamos então passar às alterações que implementámos e que iremos ainda implementar aqui em casa, passo por passo? :)


Pequenas mudanças, grandes impactos


O primeiro passo: Abolição de Plásticos/Utilização única.

O primeiro passo foi obviamente abolir os artigos descartáveis. Os sacos de plástico/de utilização única foram os primeiros a desaparecer da minha vida. Adquirimos mais tarde os famosos sacos de rede reutilizáveis para fruta e legumes (agora encontram à venda em todo o lado. Optámos aqui em casa pelos sacos de pano para as pequenas compras do dia-a-dia, e pelos sacos grandes reutilizáveis (à venda nos hipermercados) para as compras grandes. Já há alguns anos que adoptámos estas medidas e estamos muito satisfeitos - além de que torna tudo mais fácil o transporte das compras em 2 sacos grandes resistentes do que 10 pequenos de plástico. 

- > Seguiu-se a abolição dos pratos/talheres/palhinhas descartáveis. 

Saco de Rede de Algodão OrgânicoSacos reutilizáveis

O segundo passo: Alternativa - Produtos sólidos

Penso que este foi sem dúvida o nosso primeiro passo de gigante, afinal, quantos de nós não compramos os nossos produtos de higiene nas grandes superfícies? Difícil de fugir às embalagens de plástico quando não há outras alternativas, não é? Hoje não há desculpa. Abaixo encontram links para algumas lojas amigas do planeta onde encontram de tudo um pouco sem qualquer plástico a envolver o produto nem qualquer químico na sua composição.

Após terminar os frascos de plástico que tinha aqui por casa (shampos, amaciadores e máscaras capilares) investir nestes produtos mas em formato sólido é o objectivo! 

champô sólido
champô sólido

Agora perguntam vocês, mas porquê investir em shampos/sabonetes/condicionadores sólidos??

- Composição 100% natural, 
- Sem embalagem plástica,
- Durabilidade de meses,
- Relação qualidade/preço - óptima!

Além destas mudanças, outras se seguiram e hoje penso, tudo isto começou com um simples gesto de andar com um saco de pano comigo. Se bem me recordo, foi pela altura da faculdade (já lá vão uns anos e ainda hoje mantenho este hábito).

O terceiro passo: Os desodorizantes

- Adeus embalagem de plástico/metal, olá embalagem em cartão reciclado. Adeus desodorizante carregado de venenos, olá ingredientes 100% naturais!

- Porquê investir neste tipo de desodorizantes? Exactamente pelos mesmos motivos listados acima.
Desodorizantes Naturais Kutis


O quarto passo: Lâminas de Barbear/Depilação descartáveis

Deixar de comprar gilletes plásticas descartáveis era uma urgência aqui em casa. 
Era uma compra constante aqui em casa que deixou de o ser. Era sempre um pacote de gilletes para mim e outro para o meu marido, para cada um ter a sua e não trocarmos. Solução? Gilletes com cabo em madeira que vos dura umas quantas vidas, apenas precisam de substituir a lâmina quando esta já não corta.

Aparelho Depilatório Lâmina de Barbear

O quinto passo: Esponjas de banho

Quem é que nunca utilizou aquelas "esponjas" de tecido plástico? Nós cá por casa temos uma (que por acaso é minha), que está quase a ir parar ao lixo de tão velha e usada e já temos substituto e além de ecológico, bem económico - comprado numa loja Primark há algum tempo:

esponjas de banho primark

Para reflectir: 

- "Se cada um de nós fizesse algumas destas pequenas mudanças mencionadas acima, após um ano o nosso planeta estaria bem diferente. Bem melhor!"

O sexto passo: Embalagens de plástico embaladas em mais plástico!

Nas idas ás compras tentar evitar os produtos que vêm envoltos em plástico e que não fazem qualquer sentido - na medida do possível, obviamente. Refiro-me por exemplo como já vi num Lidl mais que uma vez, pepinos embalados em plástico individualmente. Para quê?? 
Cheguei a ver também, embalagens de milho cozido fechadas em plástico a vácuo e por fora com mais uma saqueta de plástico a envolver a primeira. Outro exemplo: Caixas de bolachas em cartão mas no interior, com doses individuais embrulhadas a plástico  - mais uma vez, sem sentido nenhum. 

Lembrem-se, pequenos passos, grandes mudanças!!

Algumas páginas/Lojas que eu amo e recomendo:






Basta clicarem e são automaticamente redireccionados para as respectivas lojas, onde não só poderão adquirir alguns dos produtos que mencionei acima, como também, obter dicas de como podemos ser mais ecológicos/sustentáveis e poderem tomar decisões mais acertadas no vosso dia-a-dia. A loja Maria Granel, situa-se em Lisboa e lá podem também adquirir como o próprio nome diz, produtos a granel - Sementes, frutos secos, feijão, chá, etc. É então uma loja excelente.  

Espero muito que este post tenha sido útil para alguém aí desse lado. Pretendo continuar a abordar este tema daqui para a frente com mais frequência, inclusive criei um separador no topo da página dedicado a este tema onde poderão consultar dicas, aquisições eco, diy's e ideias.

- "Quem está comigo nesta mudança de paradigma??"

planeta terra gif


E vocês? Contem-me, que mudanças fizeram no vosso lifestyle? 
Ficaram entusiasmados com alguma das dicas que mencionei acima?

Vemo-nos no próximo post!

C.C

Comentários

  1. Se me permites, gostam do desodorizante? Ainda é uma coisa a muda, experimentei a pedra de alumen mas nem pensar!
    Fraldas reutilizáveis, compro muito em segunda mão, evito ao máximo comprar (é mesmo mais importante em ser sustentável, comprar menos coisas supérfolas), os sacos foram mudados há muitos anos mesmo, ando a incutir isso no marido que os sacos da fruta são o mais difícil, uso maioritariamente máquina de depilar ou cera...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :D Claro que sim, estão todos à vontade para comentar!
      Ora, eu o desodorizante ainda não experimentei mas estou tentada a fazê-lo assim que acabar os que tenho aqui por casa.
      Em relação a fraldas, bom como disse, não devemos ser extremistas, há coisas que são complicadas de mudar e quem tem dias caóticas em que chega tardíssimo do trabalho,, torna-se difícil manter. Quando tiver um filho, as fraldas são coisa que quero pelo menos experimentar :) Beijinho ***

      Eliminar
    2. Obrigada :) eu muitas vezes o que faço é programar a máquina para acabar quando chego a casa, assim tenho sempre as fraldas prontas. Mas de férias não as levo atrás até porque seria uma mala dedicada por exemplo ahahah há imensas empresas em Portugal que têm kits para experimentar se um dia precisares ;)

      Eliminar
  2. Já uso sacos reutilizáveis e já mudei alguns comportamentos mas penso que vou seguir algumas das tuas sugestões

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares