Pegada Ecológica | #Greenwashing o que é?


Hey, hey!

Tudo bem aí desse lado?

Numa recente pesquisa deparei-me com este conceito: Greenwashing, que eu nunca tinha ouvido falar
O conceito Greenwashing como é mais conhecido, ou banho verde e que eu achei totalmente pertinente partilhar com vocês porque vai de encontro ao que tenho vindo a abordar por aqui. 

Para quem não sabe, há coisa de pouco mais de um mês decidi mudar de estilo de vida e tornar-me uma pessoa muito mais consciente, atenta ao que se passa a nível ambiental e com isso, alterar muitos dos hábitos que tinha por forma a minimizar o mais possível a minha pegada ecológica. Com o passar do tempo e à medida que tenho vindo a alterar os nossos hábitos  de consumo aqui por casa, tenho vindo a aperceber-me de imensa coisa que desconhecia totalmente, alguns conceitos e práticas comuns das grandes multinacionais seja na área alimentar ou outra qualquer. 
Graças a cada vez mais pessoas que decidiram mudar o rumo da história e mudaram o seu estilo de vida; e utilizam as suas plataformas para divulgar as boas práticas e denunciar este tipo de marketing, este tipo de conceitos é cada vez mais difundido para que se possa esclarecer o consumidor e ajudá-lo a tomar as melhores decisões na hora de colocar os artigos no carrinho de compras. 

É então com este objectivo que decidi trazer este assunto aqui para o blogue; para esclarecer quem desconhece totalmente esta práticas ou este conceito. Mesmo para quem não esteja propriamente focado em ter um estilo de vida mais ecológico/sustentável; esclarecer e desmistificar este tipo de conceitos é essencial porque afinal, são os nossos euros que estão a sair da carteira para este tipo de empresas que se aproveitam das tendências de consumo e é o futuro da nossa saúde/planeta que está em cima da mesa. 

Vamos então esclarecer este conceito?

Conceito de Greenwashing:

"O anglicismo greenwashing (do inglês green, verde, e wash, branquear ou encobrir) ou banho verde, indica a injustificada apropriação de virtudes ambientalistas/ecológicas por parte de organizações ou pessoas, mediante o uso de técnicas de marketing. Tal prática tem como objetivo criar uma imagem positiva, perante a opinião pública/o consumidor, acerca do grau de responsabilidade ambiental dessas organizações ou pessoas (bem como as suas atividades e produtos), ocultando ou desviando a atenção de impactos ambientais negativos por elas gerados."

Muito resumidamente, é desta forma que as grandes marcas/empresas continuam a enganar o consumidor e assim, continuarem a vender os seus produtos/serviços. Fazendo-os acreditar que os seus produtos não prejudicam o meio ambiente, que têm as características x e y e não é verdade. Os exemplos são mais do que muitos e para isso, basta fazerem uma pequena pesquisa no Google e terão milhares de exemplos de todas as áreas de consumo (automóvel, beleza, cosmética, alimentar, etc). Ou então, basta irem a um Hiper ou Super mercado e tirarem as vossas próprias ilações. 

Vou deixar-vos um exemplo de um produto bastante recente e que é o exemplo perfeito de green washing, ligado neste caso a uma multinacional de cosmética/beleza, a Garnier que por sua vez está ligada à L'Oreal. A Garnier para quem não sabe, testa em animais e logo aí, encontramos uma contradição: como é que uma empresa se denomina de Vegan e ecológica quando testa em animais? ?Pois é. 

greenwashing add


Este é apenas um dos milhares de exemplos de uma grande multinacional que apregoa nos seus anúncios, sustentabilidade, ecologia; que se designa como uma marca "green", e que no fundo não é nada do que diz ser nem faz nada para mudar. Apregoa a ilusão das embalagens biodegradáveis quando sabemos que as suas embalagens são feitas de plástico e que demoram mais de 500 anos a decompor-se.

Quais os sinais que uma marca/empresa está a fazer GreenWashing?
 
  • Falta de clareza no uso de expressões vagas, como: "ecologicamente amigável" (eco-friendly);
  • Produtos verdes vs empresa suja. Ex: lâmpadas eficientes feitas numa fábrica que polui as águas;
  • Uso da Mentira. Ex.: uso de certificados ambientais que parecem ser emitidos por uma entidade reconhecida mas que, de fato, não o são. Intitularem-se Vegan quando na verdade testam em animais.
  • Promessas vagas. Ex.: produtos que se anunciam como 100% naturais, como garantia de segurança, embora muitas substâncias que estão presentes na natureza sejam prejudiciais ou tóxicas, como o arsénio e o formaldeído,
  • Falta de provas. Ex.: produtos cuja marca afirma terem certificação ambiental, mas que não se pode confirmar a veracidade.
  • Falsa analogia. Ex.: uso injustificado de cenários naturais para vender produtos ambientalmente inadequados. Ex: veículos poluidores do ar circulando por florestas preservadas.

Pegando no exemplo ilustrado acima: 

Qual é afinal uma aposta verdadeiramente verde?


A resposta certa é: Produtos sólidos. Todo o tipo de produtos que dispense embalagem. Todo o tipo de produtos que venha dentro de embalagens plásticas deve ser abolido e substituído por soluções sólidas. Exemplos: detergentes; champôs, amaciadores, produtos de limpeza, etc. 

Outra dica: Apostar sempre que possível em produtos a granel. Ex.: detergente da loiça; detergente da roupa; amaciador; produto de limpeza; alimentos; etc.

A oferta é mais do que muita; basta terem força de vontade e procurarem alternativas amigas do ambiente; da saúde e da vossa carteira. O meio ambiente agradece verdadeiramente.

champôs sólidos

E vocês? Já alteraram algum dos vossos hábitos de consumo?

Abaixo na caixa de comentários poderão deixar as vossas questões ou opiniões e eu terei todo o gosto em responder.

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil de alguma forma :)

C.C

Comentários

  1. Por acaso uso esses champô pois têm um cheirinho optimo. Mas e como dizes, nao podem fizee ser vegan se testam em animais, infelizmente a muitas marcas a enganar

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C.C

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