2020 | O Balanço de um ano para lá de Surreal

Hey, hey !

Como estão?

Vamos falar deste ano?? Mas, vamos mesmo falar sobre o que se passou ou abstemo-nos? *risos*

Bom, por esta altura penso que não restam dúvidas a ninguém que este ano 2020 foi absolutamente surreal. Se tivesse de o descrever com uma palavra seria essa mesmo: surreal.

O ano começou meio receoso porque desta pandemia já se ouvia falar desde o final do ano passado e em Março chegou então ao nosso país. O que sucedeu? Férias canceladas, planos cancelados, lay offs, despedimentos, férias forçadas, confinamento, restrições, uso de máscara em todo o lado, não ver a família nem amigos, e por adiante.. 

Como foi o ano 2020 para mim?

Na verdade, eu e o J. entrámos de férias logo quando as coisas começaram a ficar sérias, que foi em inícios de Março. Em Abril era para regressar ao trabalho, como era expectável, e entrei logo em regime de lay off e basicamente só regressei ao trabalho a 100% em Outubro e assim tenho permanecido até agora. O João teve a trabalhar o tempo todo. 

As nossas férias deste ano já estavam marcadas, iríamos para a Suíça passar um fim-de-semana e de seguida uns dias em França para comemorar o nosso primeiro aniversário de Casamento. Ia levar o J. à Disneyland Paris pela primeira vez. Consegui reaver quase o dinheiro todo, menos o da reserva no hotel ao pé da Disneyland Paris. 

Se este ano teve algo de bom que mereça destaque (temos que tentar ver o lado positivo das coisas, não é verdade?), saliento que o confinamento para muitos foi muito introspectivo e a mim me incluo nesse grupo. Houve muita gente que aproveitou para disfrutar de tempo de qualidade com os seus filhos em casa, com o marido, etc. Obviamente que há muitas situações em que tal não foi possível porque tiveram sempre a trabalhar e muitos que passaram e ainda passam por imensas dificuldades infelizmente. Eu aproveitei para manter a cabeça ocupada e arranjava sempre o que fazer aqui por casa, nem que seja limpezas, tratar da roupa ou mesmo organizar e mudar algumas coisas de sítio.

Janeiro, Fevereiro, Confinamento, Fim de ano

Pelo menos sei que de um modo geral, o confinamento serviu para todos nós aprendermos a passar mais tempo connosco próprios, com os nossos, e sem dúvida, a dar valor e a apreciar tudo e mais alguma coisa. As pessoas com quem estamos e gostamos; o "tempo livre" que nos foi "dado" e que antes era praticamente inexistente porque o trabalho e as obrigações se sobrepõem. 

Dou-me por feliz que o desemprego ainda não tocou a nenhum de nós aqui em casa, nem tão pouco aos que nos são próximos, mas a verdade é que para o ano é inevitável que eu ficarei sem trabalho e será sem dúvida mais uma prova de fogo. Vai ser um ano totalmente novo para mim. Vou de novo andar à procura de novas oportunidades e com isso, virão mais umas mudanças na rotina do dia-a-dia. Verdade seja dita, ainda bem que saí do trabalho onde estava antes, porque se não o tivesse feito, eu já estava desempregada desde o início do ano. Logo em Março quando a situação começou a complicar, era logo dispensada. Contratos de trabalho precário, em empresas de trabalho temporário já se sabe que são logo os primeiros a ir à vida e por isso sou grata por ter tomado a decisão de sair de onde estava e não me ter acomodado.

Coisinhas boas que aconteceram durante este ano atípico

Pessoalmente foi com o primeiro confinamento (que me fez ficar 5 meses em casa), que decidi mudar alguns hábitos e adoptar um estilo de vida mais sustentável e ecológico. Comecei por reduzir o meu consumo de plástico drasticamente, começando por gastar tudo o que tinha aqui por casa e não comprar mais (champôs, amaciadores, gel de banho, produtos de limpeza, etc). Reduzimos o nosso consumo de carne e adoptámos alternativas óptimas que agora fazem parte da nossa alimentação: soja tofu e seitan. Abandonei o leite de vaca e as natas, substituindo por bebidas vegetais e natas de soja; enfim, tanta mas tanta coisa que me orgulha! Obviamente que ainda há um longo caminho a percorrer e imensas coisas mais que terei também de adoptar, mas cada coisa a seu tempo e a seu ritmo - nada de radicalismos. Com isto, criei um separador aqui no blogue relacionado com este tema para quem tiver interesse: Separador "Vida Ecológica" no topo da página.

Este ano celebrámos o 2º aniversário da nossa Sora (no ano passado não o pudemos fazer porque ela tinha acabado de ser operada), com direito a uma mini festa, com bolo, cantar parabéns e prenda. :)

Em setembro aproveitámos os nossos dias de férias e fizemos uma Roadtrip de 10 dias pelo Norte do país e foi maravilhoso!! Amei cada paragem que fizemos e gostava de repetir.

Não fiz nenhuma tatuagem mas ganhei tomates e finalmente fiz franja. E sabem uma coisa? Amei.

Ganhei tomates e arranquei os dentes do siso (2 de cada vez).

E foi basicamente isto o meu ano 2020... Se podia ter sido melhor? Poder podia, mas foi o possível. Como disse, dou graças a deus de estarmos bem de saúde e  que não nos falte nada a nós nem aos nossos.

Objectivos traçados no final de 2019 para 2020:

1. Fazer mais tatuagens :)
Não aconteceu *risos* porque: Corona Vírus. Foi todo um lodo para esquecer.

2. Viajar mais, conhecer mais sítios novos - isto é válido todos os anos correcto? *risos*
Não aconteceu porque *som de tambores*: Corona Vírus! Férias para o estrangeiro canceladas. Bom mas nem tudo é mau, em Setembro conseguimos ir para o Norte passar 10 dias e quem tiver interesse, deixo aqui o roteiro da nossa roadtrip.

3. Combater a preguiça, ser mais produtiva.
Ainda estou na luta *risos* uns dias são melhores que outros mas ainda não atingi o meu goal, confesso. O meu goal passa por deitar da meia-noite e isso é coisa que nesta casa nunca acontece  a não ser que entre às 07h15 no dia seguinte. 

Espero que tenham gostado deste meu testemunho muito pessoal acerca deste ano surreal por que todos passámos e que já está na recta final. Sinceramente, acham que faz sentido partilhar uma lista de objectivos/desejos para 2021?? Eu cá estou em dúvida que não, até porque nem sei bem o que vai ser e não ser possível fazer para o ano. Obviamente que um deles é que esta treta do Covid acabe!

fuckology meme

C.C

Comentários

  1. Foi um ano para esquecer, bons objectivos mas mete ai tomar café com a tim, até pode ser um brunch ;)
    Não te preocupes com o futuro, por enquanto vá

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi sim sem dúvida e por isso mesmo é que nem sei se faz sentido traçar objectivos para 2021 x.x (os objectivos que apontei foram escritos o ano passado para serem concretizados neste ano, mas tal não aconteceu devido ao Covid XD)

      Eliminar
  2. Este ano, foi mesmo uma montanha russa ! Esperemos que para o ano seja melhor.

    ResponderEliminar
  3. Que ano, não é mesmo!? Coisas boas e ruins, sentimentos mistos... uma montanha russa surreal mesmo.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Muito obrigada pela tua visita! Irei responder a todos os comentários na respectiva publicação.

C.C

Mensagens populares